terça-feira, 11 de maio de 2010

Projeto Tamar - Mecanismos de Auto Sustentação

Olá,
O Projeto Tamar todo mundo conhece. O que poucos sabem é como ele nasceu e sobrevive até hoje. Foi criado em 1980, pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal-IBDF.
Hoje, é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho sócio-ambiental.
Para realizar todas as muitas atividades necessárias para a conservação da tartaruga marinha, a equipe que pertencia ao IBDF resolveu criar uma outra entidade para ampliar as ações. Assim, nasceu em 1988 a Fundação Pró-Tamar. Essa união do governamental com o não-governamental revela a natureza institucional híbrida do Projeto.
Depois de criada a Fundação, o desafio era gerar recursos para sua manutenção. A solução encontrada foi através de três ações:
- busca de patrocínios, como o da Petrobrás;
- bilheteria dos Centros de Visitantes;
- recursos obtidos nas lojas próprias.

É com muito orgulho que nós do Instituto Meio temos contribuído para o Projeto Tamar, através do apoio e busca de melhorias nos resultados das operações das lojas.
Quando puderem, visitem os centros de visitantes e as lojas. São 11 lojas pelo Brasil, incluíndo uma virtual. Para maiores informações, visitem o site do Projeto Tamar http://www.projetotamar.org.br/.
Aproveitamos para parabenizar toda a equipe das lojas da Fundação Tamar pela enorme dedicação e sucesso nos resultados. Além de agradecer a ótima convivência e amizade de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário