Quem Somos

A equipe
O Instituto Meio é composto por um time de especialistas em várias áreas, desde a administração de empresas ao design. Veja o perfil dos sócios fundadores.

Lars Diederichsen

Nascido na Cidade do México em 1966. Após um curso técnico de  madeira, entra na FH Kiel no curso de desenho industrial, formando-se em 1991. Colabora no studio Raul Barbieri em Milão, Itália. Após um período na Cidade do México, onde realiza projetos para várias empresas mexicanas, se estabelece no Brasil em 1993, fundando a Terra Design. Trabalha como consultor para várias instituições como o PNUD, Sebrae, Senac, Senai, Fundação Cultural do Tocantins, entre outras. Trabalha com comunidades artesanais no Brasil desde 1996. É autor de dois livros sobre o tema design e artesanato e ganhou vários prêmios, entre eles o Prêmio Planeta Casa de Responsabilidade Social e o Marketing Best de Responsabilidade Social em 2004.

1
Eduardo Parente

É graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pós-graduado em Marketing pelo CEAG. Iniciou sua carreira profissional em 1991 em agências de propaganda. Atuou na área de marketing em empresas como Johnson & Johnson e Tec Toy. Em 2000 passou a trabalhar em pesquisa de mercado na Parente - Varejo & Pesquisa, realizando estudos de potencial de mercado e viabilidade de negócios. Foi também responsável pela elaboração de diversos Business Plans, auxiliando na montagem e gestão de empresas em áreas variadas.

1
Juracy Parente

É Mestre (MBA) em Administração de Empresas pela Universidade de Cornell e Doutor (PhD) com especialização em Varejo pela Universidade de Londres. Atuou cerca de 15 anos como executivo nas áreas de compras, marketing e pesquisa de mercado do Grupo Pão de Açúcar. Tem prestado consultoria a dezenas de redes varejistas e fornecedores nas áreas de marketing, localização de novas lojas e em projetos de gerenciamento por categorias e de eliminação de desperdícios. Professor de Marketing e Coordenador do Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getúlio Vargas - São Paulo. Professor visitante de Marketing de Alimentos da Universidade de Cornell. Autor do livro “Varejo no Brasil” (editora Atlas, 2000) - o mais completo texto sobre varejo já escrito no Brasil.

1
Renata Monteiro Costa

Administradora de Empresas pela FEA/USP. Iniciou sua carreira na área de planejamento e gerenciamento de projetos de melhorias para o segmento de atacado do Banco Santander Brasil. Posteriormente, atuou em organizações do Terceiro Setor como o Greenpeace Brasil, no departamento de Recursos Humanos e no Instituto Ethos na área de Relacionamento com Associados, desenvolvendo ações de captação e fidelização de empresas associadas. Pelo Instituto Meio participou de projetos com foco em geração de renda e no apoio à gestão de micro e pequenos empreendimentos.

1
Mayra Gauditano


Formada em Desenho Industrial com ênfase em Projeto de Produto na Faculdade Oswaldo Cruz, atua na área de desenvolvimento de produtos, comercialização e projeto especiais do Instituto Meio. É especialista em modelos tridimensionais digitais, computação gráfica e desenho técnico.


1
Flavio Beall
É graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com especialização em Finanças pelo CEAG. Trabalhou na área de planejamento e controles em bancos como Citibank, Credicard e UBS. Suas atividades empreendedores incluem o start-up de um portal de internet, uma empresa de mídia externa e uma financeira focada em crédito consignado. Nas horas vagas é instrutor de mergulho pois acredita que é fundamental despertar a consciência e a responsabilidade pela manutenção do planeta.

1
Nils Diederichsen

Nascido na Cidade do México. É economista pela Universidade de Berlin. Trabalhou vários anos como consultor para Bossard Consultants e Lexington Consulting em Berlin dando consultoria estratégica e de processos a empresas como a Deutsche Bundesbahn (empresa ferroviária alemã), a Oesterreichische Bundesbahnen (empresa ferroviária austríaca) e empresas municipais de Berlin. Desde 2001 é consultor e facilitador em métodos participativos em projetos internacionais no México, Espanha, Inglaterra e Irlanda.

1
Maria Carolina Duva

É graduada em arquitetura e urbanismo pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e realizou especializações na área de controle da poluição na USP. Iniciou sua carreira profissional em 1995 trabalhando com projetos e participando de concursos. Tem como um dos principais interesses a utilização de novos materiais.


11
Luciana Melchert

Socióloga ambiental, com mestrado em gestão ambiental urbana (Institute for Housing and Urban Development Studies, Holanda) e doutorado em ciências ambientais (Wageningen University, Holanda). Participou em conferências e ministrou cursos na área de construção e desenvolvimento urbano sustentável na Holanda, Itália, Tailândia, China e Brasil. É autora de diversas publicações na área de ecologia urbana, globalização e políticas ambientais corporativas. Atualmente colabora com o Grupo de Política Ambiental da Univesidade de Wageningen, Holanda, e com o grupo de pesquisa Desenho, História, Crítica e Sociedade da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

1
Maria Izabel Duva

Formada em jornalismo pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado. Iniciou sua carreira como jornalista na Rádio Transamérica e depois no Portal IG. Foi repórter do jornal DCI e do site Panorama Brasil. Em 2003 passou a atuar como assessora de imprensa, trabalhando na Lead Assessoria de Comunicação – especializada em Terceiro Setor, onde adquiriu experiência na área. Atualmente coordena a assessoria de imprensa e o canal Mundo Sustentável do Instituto Meio.

1
Angélica Aoki

Designer graduada pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, trabalha desde 2001 na Terra Design, onde participa de diversos projetos como mobiliário residencial e de escritório, identidade visual, embalagens e catálogos para comunidades de artesanato.

Cursou o workshop Abitare i Sensi em Milão, resultado da primeira colocação no 5° Prêmio Liceu de Design de Salvador com a equipe da BAR Design.
De sua formação técnica em Desenho de Arquitetura, realizou trabalhos de design de interiores com arquitetos e decoradores.

1
Giselle Brito de Carvalho

Graduação em Arquitetura e Urbanismo - UFPA – 2001; Pós –Graduação Plantas Ornamentais e Paisagismo - UFLA – MG; Licenciatura em Educação Artística FAAP - SP – 1997; Formação em Design Estratégico – Centro Ricerche Instituto di Design sediado em Milão – Itália – 2004.
Gestora do Programa Sebrae Via Design em Roraima. Conselheira Suplente, da Câmara Especializada de Arquitetura - CREA-RR. Membro Fundador e Conselheira Fiscal Superior - IAB RR

1
Jörg Spangenberg
Formado em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Ciências Applicadas de Lippe/ Alemanha. Mestrado pelo Instituto para Tecnologias nos Tropicos (ITT) da Faculdade de Ciências Applicadas de Colônia/ Alemanha. Doutorado (em andamento) no Laboratório de Conforto Ambiental e de Efficiência Energética/ LABAUT da FAU/ USP em convênio com a Universidade Bauhaus em Weimar/ Alemanha. Especialista em Construção Sustentável e Bio-climática.

1
Marcio Dupont


Master of Science in Sustainable Product Design pela Universidade de Bornemouth, Inglaterra. Especialista em Consumo Sustentável. Bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Autônoma Metropolitana (UAM), Cidade do México. Responsável pela organização do primeiro simpósio Latino-Americano da UNESCO: "Brinquedos para a Reabilitação".